quem bebe

O NASCIMENTO DA INTERNET

Certa vez, há alguns bons anos, eu ainda um adolescente, também era o ilustrador e cartunista de um jornal (...que era petista, não vem mais ao caso) na cidade de Betim/MG. E lá eu vivia e trabalhava, morando vez ou outra em hotel, vez ou outra dormindo na própria redação do jornal... E assim se estendeu por quase cinco anos da minha juventude quando, um belo dia, nosso editor entrou na redação e disse em alto e bom som: todos para a sala de reunião! E assim fomos, todos se entreolhando por causa do tom de voz, forte e preocupante, de nosso chefe.
Eram oito horas da manhã exatos, todos a seus postos, e ele joga naquela enorme mesa de vidro um exemplar da Folha, uma Estadão, um Estado de Minas, um Hoje em Dia, Jornal do Brasil e um The New York Times e diz: vejam as manchetes!
Todos pegamos o que podíamos, recostamos um nos ombros dos outros para ler em conjunto, e vimos por todos os lados a palavra "Internet".
Nosso editor se levantou, taquicárdico, retirou o paletó do terno, esfregou os olhos, enxugou o suor da testa e quando todos se calaram e pararam de fazer perguntas e suposições, ele disse: Criaram essa tal de internet. Nós vamos ter acesso à todas as informações. Vocês sabem o que isso significa!? Chegou a hora de mudar o mundo!
Hoje, passados quase 20 anos, talvez, podemos ver o quanto a união dos povos através da tecnologia desenvolvida para aproximar o ser humano da informação e da comunicação é, sem dúvida alguma, a maior arma de todos os tempos.