quem bebe

DAR ASAS À AMIZADE É SE DESPEDIR DA LEALDADE

Achamos que temos mil amigos... 
Mas queremos mil amigos!?

...até que um dia a gente percebe que um único amigo serve apenas para chorar as mágoas dos problemas no trabalho; Outro, serve pra gente falar de futebol e religião; Tem amigo para vir te ajudar a dar banho nos cães e tem amigo que escuta suas dores de cotovelo; Tem amigo que te dá mil conselhos, mesmo que a opinião dele não vá resolver em nada na sua vida; Tem amigo que o tira de todas as encrencas (se você for um causador de encrencas); Tem amigo que empresta dinheiro e que pede emprestado, e você está sempre em saldo positivo com ele, por incrível que pareça!; Tem amigo que te dá mil chances de se redimir; Tem amizade colorida, tem amizade de boteco, tem amizade fogo de palha e tem até amigo que você precisa dar um novelo de lã para tricotar porque senão a língua fica maior que a perna.

O fato é que certas coisas ao qual gostaríamos de compartilhar com um, não serve para compartilhar com outro e por aí vai. É aquilo que você não tem coragem de confessar para sua mãe mas confessa para a sua amizade de internet que já conhece há dez anos e nunca se viram pessoalmente. Dá para entender isso? Porque amizade não tem fronteiras...

E existem aquelas pouquíssimas amizades que se contam nos dedos de uma única mão e que é isso aí tudo e mais um pouco na sua vida, de uma só vez. Aqueles que, talvez, só vemos uma vez ao ano, conversamos pelo telefone uma vez ao mês, nunca esquecemos do aniversário e das datas supérfluas mas marcantes, como o dia do tombo na escada rolante, o dia do abraço apertado que convidou a chorar, o dia do sorriso de felicidade pelo reencontro, com alívio no peito e a alegria de não se sentir só no mundo, acabando com todas as suas angústias, apenas por sentir vivo a pessoa que tanto preza na vida. E também o que vive ali marcante e presente, sempre, em todos os seus momentos, mantendo juntos a alegria e a felicidade pelas coisas boas da vida.

Mas, independente do que sejam e como sejam as suas amizades, se for sua namorada, seu marido, seu filho, sua tia, o dono do boteco, o colega de trabalho, a vizinha, o ex ou o parceiro da faculdade, o importante é não se sentir nunca em torno de um ciclo que soe interesseiro, falso e medíocre, do qual você esteja sempre desavontade e sem saber aonde colocar as mãos. Amizade de verdade nos dá conforto.

Milhares de pessoas passam por nossas vidas no dia a dia. Umas ficam, outras não. Algumas nos deixam, outras nos querem, muitas nos sugam, poucas nos iluminam e nos alimentam de vida. O poeta britânico Lord Byron nos brinda com a máxima “A amizade é o amor sem asas”, nos provando mais uma vez (fato) que por mais que tantas e tantas passam por nossas vidas, só aquelas que ficam é que são e serão de verdade nossas companhias perfeitas para se compartilhar e brindar a vida, sempre!

Dar asas à amizade é se despedir da lealdade.


LzMz